segunda-feira, 30 de março de 2015

Ginastica Acrobatica

A Ginástica Acrobática é uma disciplina que requer dos seus praticantes coragem, força, coordenação e flexibilidade.
Os exercícios de Ginástica Acrobática são executados com acompanhamento musical.
A Ginástica Acrobática é praticada em pares e grupos, formados por ginastas com diferentes idades e estaturas, aos quais damos duas denominações: bases e volantes.
Os bases normalmente são os elementos mais velhos do par ou do grupo com um estatura mais alta, normalmente mais fortes para facilmente sustentarem e apoiarem o volante. O volante é o outro elemento do par ou grupo normalmente mais novo, com uma estrutura física mais baixa e mais leve para poder facilitar o trabalho em conjunto, permitindo também uma maior longevidade da participação desportiva.


Existem 5 categorias na Ginástica Acrobática:
duplas femininas
duplas mistas
duplas masculinas:
trios: constituídos por três ginastas do sexo feminino, sendo duas bases, e uma volante;
quartetos: constituídos por quatro ginastas do sexo masculino, sendo três bases e um volante.
Os ginastas podem realizar 3 tipos de exercícios: de equilíbrio, dinâmicos e combinados, cada um deles com características diferentes:
–   nos exercícios de equilíbrio os ginastas realizam elementos técnicos de equilíbrio como o próprio nome diz e têm que permanecer durante 3 segundos em cada elemento, podendo realizar movimentações e ligações entre um elemento e o outro como forma de enriquecer o exercício;
–   nos exercícios dinâmicos os ginastas realizam elementos com fase de voo, vulgarmente chamados de saltos mortais, que podem ser combinados com piruetas e podem ser interligados entre si;
–   nos exercícios combinados os ginastas realizam elementos que agrupam as características dos exercícios de equilíbrio e dinâmicos.
A Ginástica Acrobática cria laços de amizade e confiança muito fortes entre os parceiros e treinadores, valoriza o trabalho em equipe.Valores como o respeito, a cooperação e a solidariedade também são praticados no dia-a-dia dos treinamentos.

·         O uniforme usado pelas ginastas é um collant ou figurino, a saia do collant tende que ser curta e o collant deve ser grudado para facilitar os movimentos da ginastica . É proibido o uso de jóias com exceção de anéis lisos.


feito por 
Andressa 
Ana Carolina
Daniel
Bianca
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário