sexta-feira, 27 de março de 2015

Saúde no Brasil

Saúde no Brasil
O atendimento à saúde no Brasil é realizada por entidades públicas e privadas. No entanto, de um modo geral, a maior parte da população brasileira é atendida pelos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com uma população de cerca de 190 milhões de habitantes, o Brasil possui serviços de Postos, Centros de Saúde, Consultórios Particulares, Ambulatórios de Hospitais, Pronto Socorro, Emergência, Ambulatório, Consultório de Clínicas e Farmácia. Inovador em alguns programas, o país já tornou-se referência, até mesmo internacional, em determinados temas. Um grande exemplo disso foi a quebra da patente do coquetel da AIDS e a importação de genéricos para o tratamento a doentes atendidos pelo SUS.
Além de programas voltados ao combate de doenças, o Brasil investe em iniciativas que viabilizem e facilitem o acesso de todos à saúde. Uma amostra é o programa Farmácia Popular do Brasil, que facilita a compra de medicamentos para a população de baixa renda. Sobre o perfil das condições de saúde do povo brasileiro, uma constatação demonstra, apesar de muitos problemas, um progresso: o aumento na sua expectativa de vida. Com realidades distintas entre as regiões, o Brasil tem apresentado também uma redução na mortalidade infantil.
Ainda sobre a realidade da saúde no Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que no Sudeste ocorre o maior número de internações, cerca de 38% do total no país em 2004. No que diz respeito ao número de consultas médicas realizadas pelo SUS, o Sudeste apresenta a melhor situação, com 2,89 consultas por habitante.
A desigualdade das grandes regiões no acesso ao sistema de saúde é um grandes problemas do Brasil. No entanto, ele não é o único. Apesar da redução da mortalidade infantil, os números de morte de crianças com até um ano ainda é alto, sendo esse um dos seus principais problemas. Além disso, no país, ainda merecem destaque as altas taxas de mortalidade materna, a crescente elevação da taxa de mortalidade por doenças não transmissíveis e a elevada taxa de mortalidade por acidentes e violência. 


De:João Paulo Miguel N°12 7°b

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário