sexta-feira, 24 de abril de 2015

Mafalda

Nessa postagem vou falar um pouco sobre a personagem Mafalda e seus inconfundíveis quadrinhos!


 Bom, eu acho que a maioria de vocês já ouviu ou viu uma tirinha da Mafalda, seja no livro ou em uma prova de Português ou Espanhol. Eu particularmente já vi muitas e decidi pesquisar e conferir, afinal quem foi Mafalda? Porque ela é tão popular até hoje? Quando surgiu? Quem escreveu seus contos? O que diziam suas histórias? Porque não são escritas até hoje? Para uma breve resposta dessa e outras perguntas confira o texto a seguir... -->

 Mafalda foi uma tira escrita e desenhada pelo cartunista argentino Quino. As histórias da personagem e de seus amigos revelam as diferentes fases da ditadura argentina: a ineficácia do governo, a crise econômica e o endurecimento do regime. Durante quatro governos militares, Mafalda permaneceu questionando a situação do país.




 Sua primeira história apareceu em 29 de setembro de 1964, contudo, em 1973 suas publicações chegaram ao fim. Na época o cartunista se justifica dizendo que, diante do novo panorama argentino, a personagem teria de presenciar coisas que não suportaria. E sempre que pode o cartunista argentino Quino diz não se arrepender de ter parado de desenhar Mafalda nove anos depois da primeira tirinha e admite que se arrepende de algo que fez nas primeiras tiras da personagem: ter criticado tão duramente a presidência de Arturo Illia.

 Esta menina rebelde tornou-se extremamente popular em todo o continente europeu e na América Latina. Suas 1.928 tiras já foram publicadas em mais de 20 idiomas, incluindo russo, polonês e norueguês. Praticamente todas essas histórias, que ainda saem em jornais ao redor do mundo, estão reunidas na hilária coletânea “Toda Mafalda”.

 E a seguir algumas de suas tiras:







Deixem suas opiniões nos comentários
 se curtiram ou não!! ;)

(Obs.: Me desculpem se observarem
algum erro nas informações!!)



Créditos: Isabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário