domingo, 28 de fevereiro de 2016

Abelhas,borboletas e pássaros estão desaparecendo em vários países

A diminuição do número de abelhas,borboletas e pássaros,essenciais para a polinização dos cultivos, ameaça parte da produção agrícola mundial, advertiram especialistas que avaliam para a ONU o retrocesso da biodiversidade. "um número crescente de polinizadores estão ameaçados de extinção, em nível mundial, devido a vários fatores, muitos deles causados pelo homem, o que coloca em risco os meios de existência de milhares de pessoas e centenas de bilhões de dólares de produção agrícola",estima o grupo de especialistas internacionais em um comunicado. A Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES), na sigla em inglês) chegou a esta conclusão em seu primeiro relatório, divulgado na semana passada em Kuala Lumpur, e em um documento para tentar frear uma espiral prejudicial para a alimentação de populações inteiras.
Trata-se da primeira análise de tal magnitude realizada sobre o tema. Segundo a IPBES, de 5% a 8% da produção agrícola mundial, ou seja, entre US$ 235 bilhões e US$ 577 bilhões são diretamente dependentes da ação dos polinizadores nas colheitas.
"Sem os polinizadores, muitos de nós não poderíamos consumir café, chocolate ou maçãs, entre outros alimentos de nossa vida diária"
Existem mais de 20.00 espécies de polinizadores-sejam selvagens, como as borboletas ou as mamangavas, sejam domésticos, como a abelha-europeia, que também produz o mel.
De modo geral, ao menos três quatro das colheitas mundiais dependem de polinizadores para o crescimento de polinizadores para o crescimento das plantas, para seu rendimento ou para a qualidade do que é produzido, indicam os especialistas. Diferentemente do trigo ou do arroz, a maioria das frutas e verduras, as oleoginosas e alguns cereais dependem da polinização. Daí a advertência dos cientistas sobre uma possível alta dos riscos de desnutrição.

Publicado por: Luiza, Cecília e Larissa 















Nenhum comentário:

Postar um comentário