segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Por que temos meleca?

Em geral, ela é verde. Pegajosa, quando gruda nos nossos dedos, dá o maior nojão! Apesar disso, todo mundo já tirou meleca do nariz. Até você, né?! Então, saiba que, embora seja sujinha, a meleca exerce um importante papel no nosso organismo!



Qual?! Bom, para entender, precisamos falar primeiro da morada da meleca: o nariz. Porta de entrada de todo o ar que respiramos, ele tem dois buraquinhos, como você sabe. Chamados de fossas nasais, eles são revestidos, por dentro, por uma membrana – a mucosa nasal. Repleta de cílios (estruturas parecidas com pelos microscópicos) e preenchida por vasos sanguíneos, ela tem a função de purificar, aquecer e tornar mais úmido o ar que inspiramos. Assim, ele não chega muito seco nem carrega impurezas para os pulmões! Mas isso só acontece porque, na mucosa nasal, há glândulas que produzem secreção.
A secreção atua como um filtro, retendo poeira e microrganismos – vírus, bactérias e fungos, por exemplo – que inspiramos com o ar. No entanto, como fica cheia de impurezas, parte dela é removida após cumprir sua função. E quem faz essa faxina são os pequenos cílios que há ali! Eles, que estão sempre em movimento, levam para fora a secreção misturada com poeira, micróbios etc.
E… Onde entra a meleca nessa história? Ora, a meleca nada mais é do que a secreção ressecada.
O contato com poluição, fumaça de cigarros e microrganismos presentes no ar faz com que a produção da secreção aumente. Afinal, é preciso evitar que tudo isso chegue aos pulmões! Porém, por conta do aumento, os cílios do nariz não conseguem retirar a secreção por completo. Então, ela se torna mais espessa, resseca e forma a famosa meleca, que pode ser branca, amarela, verde e até preta!
Mais do que um monte de sujeira sem serventia, a meleca é uma defesa do nosso organismo e serve como uma barreira protetora. Mas, embora seja útil, volta e meia, é preciso removê-la. Isso porque, em grande quantidade, ela pode atrapalhar a passagem de ar pelo nariz. Atenção: é preciso cuidado na hora da limpeza! Às vezes, a meleca fica muito ressecada e gruda na mucosa nasal. Se for arrancada de qualquer jeito, pode provocar até sangramento. Então, o melhor é usar soro fisiológico ao removê-la. Ah! E nada de comer meleca, hein? Ao fazer isso, você está levando para o seu organismo impurezas, vírus, bactérias e outros microrganismos que ficaram retidos na mucosa nasal!

Publicado por: Yasmin S., Gabriela e Ana Carolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário