domingo, 28 de fevereiro de 2016

Engenho Central

Você sabe o que é o Engenho Central?
O Engenho Central foi construído pelo senhor Estêvão Ribeiro de Souza Rezende em 19 de janeiro de 1881 de ,o conhecido Barão de Rezende.O Engenho foi construído com a finalidade de ser um Engenho de açúcar, a construção foi a mais importante do Brasil,com uma produção anual de 100 mil sacas.
 
O Engenho Central é um dos mais belos cenários arquitetônicos do Estado de São Paulo e, talvez, do Brasil, conhecido por inspirar poetas, artistas, arquitetos, jornalistas, pesquisadores científicos, turistas, amantes da história e da cultura. Ele é também um significativo sítio histórico da evolução urbana de Piracicaba. Um patrimônio devidamente tombado em âmbito municipal e estadual  e em processo de tombamento nacional pelo IPHAN.
Encravado dentro de um parque com mais de 85 mil m², à margem direita do rio que dá nome à cidade, seu conjunto de imponentes edificações datadas dos séculos XIX e XX que um dia abrigaram moendas, caldeiras e armazéns para a produção e estocagem de açúcar e álcool, vem sendo criteriosa e gradativamente recuperado e revitalizado.
Sua preservação, em todas as instâncias, traduz respeito incondicional às gerações passadas e mantém viva boa parte da história de Piracicaba, do açúcar e do álcool em São Paulo e no Brasil.
Neste valioso conjunto histórico, os vazios de tempo e espaço aos poucos são preenchidos pelas moendas da arte e da cultura. O Engenho Central torna-se um importante complexo artístico cultural, que recebe anualmente importantes eventos como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Virada Cultural Paulista, Paixão de Cristo e tantos outros. Desde março de 2012 passou a abrigar também o Teatro Municipal Erotídes de Campos, dotado de estrutura cênica de primeiríssima qualidade.
Toda esta recuperação e revitalização só foi possível graças à ação do Poder público que em agosto de 2012, finalizou o pagamento do precatório de R$ 27 milhões referente à aquisição do Engenho Central, tornando-o propriedade pública de todos os piracicabanos.
Agora no Engenho Central temos teatro,mercadinhos, e muitas coisas para seu entretenimento. Já que estamos perto da páscoa, eu recomendo ir a paixão de cristo para mim e a melhor peça de teatro que eu já vi eu recomendo.
Então esse Engenho faz parte da história de Piracicaba, então  é melhor nós cuidarmos pois isso conta a nossa história.
                    Algumas fotos para e um vídeo para vocês verem do Engenho obrigado.


 
 
 
 
 
Feito por :Pedro Gabriel, Hugo, João Gabriel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário