sábado, 20 de fevereiro de 2016

Os Jardins Submersos de Granadas

  
   É um caso raro quando uma escultura significa tanto para a vida selvagem circundante quanto para os seres humanos que vem admirá-la. Esta é a situação do jardim de esculturas submarinas de Jason de Caires Taylor. Construídas com concreto e aço, as esculturas servem de substrato para o oceano, como recifes artificiais que fornecem um habitat ideal para organismos filtradores.


   Localizada entre dois e oito metros de profundidade, a coleção de mais de 65 esculturas é o lar de um grande número de espécies marinhas, algumas bem exóticas. As esculturas estão em águas claras e rasas e pode ser facilmente vistas por mergulhadores, e em barcos com fundo de vidro.

   Apesar do fato de que algumas das peças pesam tanto quanto 15 toneladas, elas não são imunes aos poderes do oceano. O primeiro trabalho de Taylor, Grace Reef, foi despedaçado por um furacão. Mas essa destruição é parte do trabalho de Taylor. Como as esculturas interagem com seu ambiente subaquático de forma imprevisível, a arte se torna mais interessante e mais complexa.


  Descrição do Local: Água transparente, milhares de cores em meio ao azul turquesa do mar, diversidade de peixes, moluscos, crustáceos, equinodermes e plantas marinhas fazem parte da Grande Barreira de Corais da Austrália. A maior fonte de vida marinha da Terra e patrimônio da humanidade pela Unesco. São 2300 km junto à costa nordeste de Queensland com cerca de 2900 recifes, 600 ilhas e 300 atóis de coral.






  A Europa ganhará sua primeira galeria de arte subaquática, na Espanha. A partir de março, turistas já poderão mergulhar nas águas de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, para observar as esculturas realistas do Museo Atlántico.

O museu submerso terá cerca de 400 esculturas em uma área de 2.500 metros quadrados, a uma profundidade de 12 a 15 metros, em frente à baía de Playa Blanca.

  Todas as peças são do escultor britânico Jaison deCaires Taylor, o mesmo autor das 500 obras do Museo Subaquático de Arte (Musa), em Isla Mujeres, Cancún, além de instalações submersas na caribenha Granada e nas Bahamas.

  De acordo com as autoridades locais, a partir de março mergulhadores já poderão visitar o lugar, mas o parque estará totalmente completo apenas em meados de 2017. A previsão é de que as esculturas durem 300 anos, antes de serem completamente deterioradas pelo mar.










Fontes:http://oglobo.globo.com/boa-viagem/primeiro-museu-subaquatico-da-europa-sera-inaugurado-na-espanha-18599702;http://aventura.com.br/o-curioso-jardim-submerso-de-jason-de-caires/;http://territorios.com.br/jardins-submersos/    


Feito por: Ana Helena, Maria Elis e Yasmin Victória.



           


3 comentários:

  1. Arrasaraaaaam! Muito interessante, se quiserem que eu vá com vcs conhecer o da Espanha... É só pagar pra mim. :) hahahahah Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Arrasaraaaaam! Muito interessante, se quiserem que eu vá com vcs conhecer o da Espanha... É só pagar pra mim. :) hahahahah Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir