quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Heterocromia. O que é isso?

Você provavelmente já ouviu falar ou até já viu pela internet ou até mesmo pessoalmente alguém que possui olhos de cores diferentes, ou em um mesmo olho ou em olhos diferentes. Esse fenômeno que alguns consideram estranho, enquanto outros a acham fascinante é chamado de heterocromia.


Como já dito antes a heterocromia é uma anomalia genética na qual o indivíduo apresenta olhos de cores distintas, ou duas cores em um mesmo olho. Esta condição é rara em humanos - afeta cerca 11 em cada 1.000 pessoas na América -, sendo mais observada em animais, especialmente em cães (como dálmatas e pastores australianos), gatos e cavalos.
Nos gatos, esta condição é chamada de gato de olho ímpar.

Essa mutação é causada pela falta ou pelo excesso de melanina, dessa forma ela pode ser congênita (quando se nasce com ela)  ou adquirida. Em geral a heterocromia congênita é de origem genética, e essa é a principal causa do problema, também podendo ocorrer devido a algum machucado durante o desenvolvimento fetal. Mas ela também pode ocorrer devido a alguns problemas congênitos como: Síndrome de Waardenburg, uma condição genética que causa perda de audição e mudança na coloração do cabelo, pele e olhos. E a Síndrome de Horner, que engloba um grupo de danos na enervação do sistema nervoso simpático com um dos olhos, causados no nascimento ou dentro do útero. O lado afetado tem uma pupila menor e a íris mais clara.
Por isso é importante que a criança que nasce com heterocromia seja examinada por um pediatra e um oftalmologista.

Já a heterocromia adquirida é causada por alguma doença ou condição, como:
Irite (inflamação da íris) ou uveíte que podem ser causadas por tuberculose e herpes simples, entre outras doenças.
               Traumas bruscos em um dos olhos
               Sangramento na íris
               Glaucoma ( grupo de doenças oculares que causam danos irreparáveis nos olhos) ou alguns tipos de colírios usados em seu tratamento
               Presença de corpo estranho no olho
               Presença de sangue na câmara anterior
               Tumores benignos na íris, cistos ou abscessos
               Melanoma maligno na íris
               Neurofibromatose (doença rara que faz crescer pequenos tumores externos no corpo)  
               Mudanças na íris causadas pelo diabetes ou por alguma oclusão na veia central.



Tipos de Heterocromia:

Além de ser um fato curioso, a heterocromia possui três diferentes tipos: a central, a setorial e a completa. Nestes casos, existem três pigmentos predominantes na íris: o azul, o castanho e o amarelo que, dependendo da quantidade, determinará a cor final do olho.


Heterocromia Central:

A heterocromia central acontece quando a íris possui dois ou mais círculos de cor em sua composição, como por exemplo, quando a pessoa possui olhos azuis, mas com um arco dourado externo ou perto da pupila. As pessoas que possuem esse tipo de heterocromia são chamados por alguns de “olhos de gato”.
            



Heterocromia Setorial:


A heterocromia setorial acontece quando a mesma íris possui duas cores diferentes, sendo que existe uma cor dominante e um toque de uma determinada segunda cor.



Heterocromia Completa:


Por fim, a heterocromia completa é quando os dois olhos possuem cores diferentes, como um olho verde e um castanho, por exemplo. Esse, talvez, seja o mais impressionante dos três tipos, pois causa mais estranheza e admiração.
     





Contudo, eu acredito que alguns acham isso estranho uma enorme anomalia enquanto outros acreditam que isso é incrível, porem independentemente se você considera isso bonito ou feio deverá aceitar todos os que possuem essa mutação e as próprias pessoas que se encontram com essa situação devem aceitar a si mesma como são e se sentirem felizes com sigo mesmas. Mas acima de tudo quem acha que possui deve consultar um médico de preferencia um oftalmologista para verificar se você não possui uma doença mais séria.

Referencias Bibliográficas:



  • http://www.minhavida.com.br/saude/temas/heterocromia
  • http://www.estudopratico.com.br/heterocromia-causas-tipos-e-ocorrencias/


Publicado por: Ana Helena, Maria Elis e Yasmin Victória.








Um comentário: