sábado, 20 de fevereiro de 2016

geração digital

As ferramentas tecnológicas fazem parte da nossa vida, hoje não temos mais como nos desvincular delas. As crianças precisam, sim, ter acesso às possibilidades oferecidas pela tecnologia, mas de uma forma organizada e orientada para que possa levar a um efetivo aprendizado. O uso descontrolado da tecnologia, tanto no ambiente escolar, como em casa, atrapalha a rotina e o aprendizado da criança. Tudo em excesso faz mal. A tecnologia não pode substituir as relações pessoais como o convívio com os colegas de sala de aula e familiares, isso faz parte do crescimento e não pode ser esquecido. Ao observar essas questões, a tecnologia é, sem sombra de dúvida, uma grande ferramenta pedagógica, pois coloca à disposição do aluno um universo de possibilidades talvez impossíveis com o tradicional giz e lousa.

Não há uma idade pré-estabelecida para o início do contato com a tecnologia. Hoje em dia, já se nasce imerso no que é digital. O que deve existir é a atenção dos pais com relação ao "como" as crianças estão usando esses equipamentos tecnológicos deixando de lado outros tipos de brincadeiras sadias, que são necessárias para o seu desenvolvimento. A nova geração precisa ter um crescimento intelectual e físico combinados, não é possível substituir todos os tipos de diversão pelo videogame ou o laptop. 

Não existem "regras" para um uso pedagógico das tecnologias. Entretanto, é importante seguirmos algumas orientações que contribuem para esse uso. O bom senso é o principal nesse caso. Portanto, não deixar o computador no quarto das crianças é uma boa maneira para afastá-las da obsessão por ver, a todo momento, games, youtubers e redes sociais. Estipular um horário para que a criança fique na frente do computador também é uma boa saída. Mostrar para os filhos outras possibilidades que a Internet pode oferecer como pesquisas, visitas a museus, bibliotecas, pode fazer com que eles descubram um universo novo a ser explorado na web. Conversar sobre os perigos que podemos encontrar na rede, como sites perigosos ou pessoas mal-intencionadas, vírus, lembrar que a criança nunca pode dar seu endereço ou número de telefone para quem não conhece etc. A tecnologia também pode ser um mecanismo de aproximação entre pais e filhos. Os pequenos são muito ligados em instrumentos como, por exemplo, Facebook, youtube, etc., se você pai ainda não está integrado nestas mídias, peça ajuda a seu filho para criar e participar. Mas não esqueça que nada substitui um abraço.



feito por : Gabrielle Coletti,  Maria Manuela, Thaís Gerólamo

Nenhum comentário:

Postar um comentário