domingo, 21 de fevereiro de 2016

Megacriadouros do Aedes são encontrados na região de Campinas


Megacriadouros do Aedes são encontrados na região de Campinas


Lugares tinham foco do Aedes aegypti em Paulínia, Piracicaba e Valinhos.Veículos abandonados e lixo acumulado são os principais problemas. 


 Em algumas cidades da região de Campinas, megacriadouros do mosquisto Aedes aegypti foram encontrados em áreas de grande extensão, como em fazendas e terrenos baldios. Esses locais beneficiam a proliferação do mosquito transmissor da dengue, do vírus da zika e da chikungunya, devido ao lixo e materiais jogados, onde a água pode se acumular. 

Lixo acumulado é local de perigo para a proliferação do Aedes Aegypti  (Foto: Reprodução / EPTV)



Em Valinhos foram encontrados 100 veículos abandonados em uma fazenda, com água parada nos pneus.Já em Paulínia foi encontrado, um terreno utilizado para descarte lixo tinha grande qualidade de material acumulado.

Casos 
Em Piracicaba, foram confirmados 34 casos de dengue e dois de chikungunya em gestantes. Já Campinas são 40 os casos de dengue confirmados. Outras cidades da região também tiveram casos de dengue registrados, como Paulínia, com seis casos e Valinhos com apenas um.

SOBRE  A DENGUE

dengue é transmitida para o homem através da picada do mosquito Aedes aegypti (aēdēs do grego “odioso” e ægypti do latim “do Egipto”). Mais conhecido como mosquito da dengue, ele pertence a uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente de África e que já pode ser encontrado por quase todo o mundo, com mais ocorrências nas regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer.
mosquito da dengue (Aedes aegypti) é o vector de doenças graves, como o dengue e a febre amarela, e por isso o controle de sua reprodução é considerado assunto de saúde pública.

Aedes aegypti é um mosquito que se encontra ativo e pica durante o dia, ao contrário do Anopheles, vector da malária, que tem atividade crepuscular (durante o amanhecer ou anoitecer) tendo como vítima preferencial o homem.




Mosquito da Dengue

Vitor e Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário