quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Cristais: muito mais que jóias...


A Caverna de Cristais


A cada dia que se passa, mais e mais, descobertas são feitas, e que trazem até nós coisas que provavelmente jamais sonharíamos que existem. Um exemplo disso é uma caverna que abriga centenas de cristais conhecida como a Caverna de Cristais.

A gigantesca mina de Naica, em Chihuahua, norte do México é conhecida pelos seus cristais extraordinários. A câmara subterrânea, que é o lar desses fascinantes minerais, possui cerca de 10 por 30 metros, contendo alguns dos maiores depósitos de mundiais de prata, zinco e chumbo. Os exploradores encontraram cristais de selenita - um tipo de gesso translúcido e cristalino – de 1 a 4 metros de diâmetro, de aproximadamente 11 metros de comprimento e pesando cerca de 55 toneladas, assim a gruta abriga o maior cristal de selenita do mundo, os quais são, em sua maioria compostos por sulfato de cálcio hidratado, geralmente quebradiço e de cor branca, formados há mais de 20 milhões de anos,  resultantes da emanação hidro-térmica e de atividades vulcânicas das camadas magmáticas inferiores.

Ela possui difícil acesso e por conta disso se manteve fechada durante anos. Dessa forma a cerca de 300 metros de profundidade, a temperatura na gruta chega aos 50°C e a umidade do ar é de 100%, nível que faz com que os fluídos se condensem nos pulmões, caso não se use o equipamento adequado, fazendo com que alguns exploradores desmaiem. Por esse motivo ao entrar na caverna deve-se usar uma roupa com cubos de gelo armazenados, além de uma máscara que fornece ar seco e fresco.

Ela foi descoberta em abril do ano 2000, por acidente, quando mineiros estavam perfurando a falha de Naica, preocupados que a mina fosse inundada. Assim os irmãos Eloy e Javier Delgado encontraram a fascinante caverna ao explodirem um novo túnel. Eloy, que tem quarenta anos de idade, escalou uma pequena abertura entre as rochas, até atingi-la, bloqueada com cristais imensos. “Era bonito, como a luz refletida por um espelho quebrado”, disse ele. Após um mês da descoberta dos irmãos, uma outra equipe de mineração também, encontrou uma caverna de cristais ainda maior, ao lado da primeira.




Além dessa famosa caverna, também existem outras no mesmo complexo como a “A Gruta das Espadas”, a qual contem cristais similares. Ela foi descoberta em 1912, encravada a 120 metros de profundidade, tem um volume maior de cristais, mas as estruturas chegam a apenas um metro de altura. Na gruta das Espadas, a temperatura caiu abaixo do ponto de transição com muita rapidez, o que gerou mais cristais, mas de um tamanho menor. O gesso cristalizado toma a forma de selenita, conhecida por sua transparência.

Dessa forma, como a gruta dos Cristais está a uma profundidade maior que a das Espadas, a temperatura manteve-se apenas um pouco abaixo da temperatura de transição por centenas de milhares de anos. “As condições eram perfeitas. Se a temperatura se mantém a pouco menos de 58 ºC durante muito tempo, formam-se cristais muito grandes”, disse um dos pesquisadores, Juan Manuel García Ruiz, da Universidade de Granada, em Espanha.

Alguns dos maiores cristais do mundo foram retirados desse complexo geológico. Dentre os quais, alguns estão agora em exposição na instituição Smithsonian. Porém, segundo Fisher, os proprietários da mina e o governo local, esperam evitar a remoção de peças dessa descoberta, para exposições em museus ou coleções particulares.



Atualmente, a companhia de mineração limitou a visitação das cavernas aos peritos e cientistas. Caçadores de minerais destruíram passagens e quebraram as câmaras por duas vezes, desde que foram descobertas. Além do calor, o ambiente é perigoso. De acordo com Fisher, um minerador tentava levar um cristal gigantesco para fora, quando um outro caiu e o matou. Assim, quando a extração dos minérios de Naica já não for viável, a mina será fechada, as bombas de água retiradas, as cavernas serão submergidas e os cristais começarão a crescer outra vez.


Contudo, acredito que essa caverna é uma oportunidade que a natureza nos deu para apreciar, mais de uma das suas belíssimas obras, por isso devemos preservá-la, e assim deixar que a natureza continue o seu trabalho, então por isso devemos conter essa vontade de visitar a caverna, somente observando as suas fotos. Para que assim ela nunca deixe de existir. 



Referencias Bibliográficas: 
  • http://www.trilhaseaventuras.com.br/naica-caverna-dos-cristais-gigantes-mexico/
  • http://www.hypeness.com.br/2014/08/caverna-de-cristais-misteriosa-e-gigantesca-e-descoberta-em-naica-no-mexico/

Publicado por:

Maria Elis, Yasmin Victória e Ana Helena.







Nenhum comentário:

Postar um comentário