sábado, 27 de fevereiro de 2016

Gruta do Lago Azul


  No fundo da caverna, tem um lago proibido. No fundo do lago, um cemitério de animais extintos. Mergulhar é uma aventura feita de mistério e muita beleza.
  Os rios transparentes, cheios de peixes, as cachoeiras, as cavernas. A beleza do lugar é conhecida. Mas, hoje, as estradas de terra vermelha vão nos levar para dentro de uma lagoa proibida, um lugar que ficou escondido durante 10 anos: a deslumbrante profundeza da Gruta do Lago Azul.

   Debaixo d'água, estão preservadas centenas de ossos de animais extintos há muito tempo. É um sítio arqueológico submerso descoberto há 23 anos.
 
   



    Após uma descida de 100 m, depara-se com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 130 m. Com suas formações geológicas - não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos - desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro.
      Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago.
    Depois da descoberta, o acesso, que era livre, ficou restrito, agora só com autorização do Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. Já fazia dez anos que ninguém era autorizado. Para não botar em risco um lugar tão importante para a ciência, qualquer mergulho no lago azul foi proibido.  
  Na gruta, a temperatura é outra. Normalmente, é constante, é 20°C. O calorão de Mato Grosso do Sul fica lá fora e a gruta tem um ambiente completamente diferente. As pessoas que foram lá, desceram 130 metros, o equivalente a um edifício de 43 andares. E para chegar no Lago Azul são mais 20 metros, ou seja, mais sete andares em direção ao subsolo desse grande edifício chamado Gruta do Lago Azul. Quase meio milhão de turistas visitam Bonito por ano e nenhum pode mergulhar.  A Secretaria do Turismo e empresários da cidade resolveram fazer uma filmagem em alta definição para exibir aos visitantes barrados na beira d’água.
     A enorme quantidade de fósseis do Lago Azul que tem hoje no fundo do Lago Azul é uma espécie de quebra-cabeças da nossa pré-história que os cientistas do Museu Nacional do Rio de Janeiro vêm tentando montar há algum tempo. Segundo eles, dá para identificar no meio dos restos de muitos animais os fosseis de um bicho muito grande que viveu nessa região das Américas até cerca de 3 mil anos atrás: a preguiça gigante, com mais de três metros de altura.
      
Os cientistas ainda não sabem explicar a concentração de tantos fósseis. Uma hipótese é a de que muitos animais tenham escorregado para dentro da caverna ao longo do tempo e a correnteza do fundo do lago tenha arrastado para a encosta todos os corpos, criando um cemitério milenar cheio de fósseis e também de ossos mais recentes.



Assista aqui o vídeo explicativo sobre a Gruta do Lago Azul.


Fonte: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/07/fantastico-visita-lagoa-proibida-que-abriga-fosseis-de-preguica-gigante.html     e    http://www.portalbonito.com.br/guia-passeio/grutas/gruta-do-lago-azul

Feito por: Ana Helena, Maria Elis e Yasmin Victória

Nenhum comentário:

Postar um comentário