sábado, 20 de fevereiro de 2016

Desrespeito a vida dos animais.

Estamos cansados de saber que quando tratamos do assunto desrespeito aos animais são inúmeros os casos onde a imprudência é muito grande.


Os tempos atuais remetem-nos ao entendimento que não cabe mais a violência contra quaisquer manifestações de vida. Para isso, é imperioso o ser humano educar-se integralmente,  estudar, evoluir, entender que não temos direito de subtrair vidas ou explorá-las ao nosso prazer.  Para isso, torna-se indispensável o surgimento de leis para que a sociedade se organize de forma correta e harmoniosa, objetivando  a convivência pacífica em respeito à vida, inclusive, da fauna e flora.
À luz dessas iniciais palavras, podemos entender que  os  maus-tratos e crueldade contra os animais não podem mais continuar como rotina em nosso país.  Para isso, faz-se mister atitudes proibitivas, aplicando a lei que ampara a fauna, punindo os infratores adequadamente.  Embora a Lei de Crimes Ambientais - 9605/98, artigo 32 - proíba maus-tratos e crueldade, infelizmente, não pune com rigor.  A única maneira de se punir o infrator não passa de transação penal e multa.  Deveria haver a reeducação dos infratores, com aulas de civilidade e respeito à fauna. Mas, por enquanto, isso não passa de utopia.
Infelizmente, ainda há crimes que são recorrentes em nosso país e a fiscalização e atribuição de cada município  é inadequada. Por exemplo, a cultura de pássaros presos em gaiolas, mentalidade que atravessa o tempo, um atavismo cultural lamentável, desde a época do descobrimento do Brasil, quando os portugueses que aqui chegaram, encantados com a fauna e os pássaros silvestres, aprisionava-os em gaiolas, conduzindo-os a Portugal para a satisfação de todos.  Um absurdo imensurável!
E tornou-se hábito, aceito naturalmente. Infelizmente, ainda é prática em nosso país e muitos pássaros são retirados de seus habitats para este capricho humano.  Sabemos que o IBAMA autoriza a criação de algumas aves em cativeiro.Leia Mais:http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,golfinho-morre-em-praia-argentina-apos-ser-retirado-do-mar-por-multidao-para-foto,10000017035
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter isso terá fim!
Um exemplo de desrespeito animal muito grande é o que ocorreu atualmente na Argentina.
Um golfinho morreu, provavelmente por desidratação , ao ser  retirado do mar por uma multidão de turistas na praia de Santa Teresita , na Argentina .Os frequentadores queriam fazer fotos com o animal e, para isso ,o retiraram da água.
A fundação Vida Silvestre Argentina,organização ambiental ,denunciou a situação e emitiu um comunicado ao público para informar que o golfinho franciscano ,espécie  retirada do mar na ocasião ,é uma espécie em extinção e são encontradas apenas nas costas da Argentina, Uruguai e Brasil.
A estimativa segundo a fundação ,é de que em todo mundo existam apenas 30 mil animais da espécie , que é muito vulnerável porque tende a nadar perto da costa , onde se torna presas fáceis de pescadores. Como tem uma pele muito fina e frágil, o animal não pode ficar muito tempo fora da água .Com a exposição provocada pelos turistas ,ele teria desidratado e morrido.
Depois de morto , o corpo do golfinho foi abandonado pelos turistas na areia. Lamentável!!
                                       


Bibliografias:http://www.amaerj.org.br/noticias/desrespeito-a-vida-animal
http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,golfinho-morre-em-praia-argentina-apos-ser-retirado-do-mar-por-multidao-para-foto,10000017
Trabalho realizado por :Ana Helena , Maria Elis, Yasmin Victória


Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário