segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O nono planeta.



O Sistema Solar tem oito planetas. Verdade? Talvez não. Os cientistas já tinham comentado a possibilidade de termos outros vizinhos para além de Netuno, mas este mês os astrônomos resolveram voltar ao assunto. Eles anunciaram que provavelmente existe um nono planeta em nosso sistema!


O possível novo planeta está muito distante do Sol. 


Ele deve ter aproximadamente três vezes o tamanho da Terra e massa dez vezes maior. Possivelmente, é parecido com Netuno. Mas está muito, muito mais longe do Sol – para você ter uma ideia, sua órbita está entre 300 e 1.000 vezes mais distante do astro-rei que a Terra. Para dar uma volta em torno do Sol (coisa que nós, terráqueos, fazemos em 365 dias), ele levaria certa de 20 mil anos terrestres!
Sabem como o planeta foi descoberto? Pelas esquisitices da órbita de outros corpos recentemente encontrados, que viajam em torno do Sol a uma distância muito maior do que Plutão. Pelo caminho que percorrem, seria muito provável que estivessem acompanhando um planeta bem maior que eles.
Os astrônomos fizeram cálculos matemáticos de como deveria ser o planeta para justificar a órbita desses outros corpos celestes. Então, chegaram à conclusão de que nosso vizinho distante deve ser assim, grandão e muito pesado.
Na verdade, ninguém sabe ainda se o nono planeta realmente existe, e nem como vamos conseguir observá-lo tão cedo, já que está muito, muito distante. Mas tem muita gente torcendo para que o planetão seja real e devolva ao Sistema Solar o número de nove planetas.
Agora, sabe o que é mais curioso nessa história? Um dos dois cientistas que descobriram este possível planeta é exatamente o que mais brigou para que Plutão fosse rebaixado e deixasse de fazer parte da categoria dos planetas! Parece que ele achou uma forma de compensar isso… O que você acha?

Publicado por: Gabriela;Yasmin S.; Ana Carolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário