terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Piracicaba registra 2°caso de Zika Vírus

Uma gestante de 16 anos teve os exames confirmados para zika vírus pela Secretaria de Saúde de Piracicaba. É o segundo caso confirmado no município.

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também pode infectar com o vírus da dengue e da febre chikungunya. O mosquito deve ser combatido por toda a população.

A Vigilância Epidemiológica Municipal acompanha o caso de 17 gestantes no município que apresentaram sintomas de zika,principalmente exantemas (mancha avermelhadas pelo corpo).Duas tiveram a confirmação da doença, uma de dengue e 14 aguardam resultado dos exames. "São investigadas as gestantes que apresentam um ou mais sintomas, como exantemas, febre, conjuntivite, mal -estar e cansaço.Todas as grávidas precisam procurar o serviço de saúde",disse o médico Rogério Antônio Tuon,coordenador do Programa Municipal de Saúde da Criança, da secretaria.

Segundo ele, as grávidas foram o grupo escolhido para o monitoramento por causa do risco de microcefalia nos bebês. "Toda a rede pública e privada está capacitada para o atendimento das gestantes com zika vírus. A capacitação começou em novembro, com apoio do secretário de saúde, Pedro Mello, para prevenir, melhorar o pré-natal e fazer o diagnóstico precoce para que todas as medidas sejam tomadas para atender uma criança que venha a nascer com microcefalia",disse.

Feito por: Luiza, Larissa e Cecília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário