quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Chove ou não chove?


Amanhã, chuvas fortes na parte da tarde. À noite, tempo nublado. Na sexta-feira, céu aberto e muito sol! Você tem o costume de checar a previsão do tempo antes de sair de casa? O Gabriel Siviero Paixão, um menino que tem nove anos e mora em Lins, São Paulo, sugere uma hipótese de que os cientistas inventaram “uma máquina para saber que dia vai chover”. E temos uma boa notícia: eles já inventaram! Na verdade, não é uma máquina só, e sim uma série delas. Acompanhe…


Atualmente, a previsão do tempo está literalmente ao alcance das mãos, disponível até em aparelhos de celular. Mas você sabe como os cientistas elaboram essa previsão?
O primeiro passo para prever como será o tempo amanhã é entender como ele se comportou ao longo de um período. Isto é, para elaborar uma previsão do tempo, precisamos primeiro ter um registro de como as condições climáticas ,se comportaram ao longo dos últimos dias.
Há milhares de anos o homem faz registros desse tipo. No Egito Antigo, por exemplo, já se estudava como o nível de água no rio Nilo subia e descia ao longo do ano, de acordo com as épocas de chuva e de seca. Ao longo da história da humanidade, foram desenvolvidos aparelhos que auxiliaram essas e outras medições.

No século 19, uma invenção importante foi o barômetro, equipamento capaz de medir a pressão atmosférica. Outros aparelhos muito úteis para elaborar a previsão do tempo são o termômetro (para medir a temperatura), o anemômetro (para medir a força do vento) e o catavento (para verificar a direção do vento em determinado ponto do planeta). Em uma estação meteorológica, esses aparelhos são instalados em um cercado, ao ar livre, para captar os dados.
Já no século 20, outra máquina que começou a servir para monitorar e prever o tempo num curto espaço de tempo foi o radar. Inventado durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para rastrear aviões, ele logo foi aplicado à detecção de chuvas. Na década de 1960, o desenvolvimento dos satélites ajudou a ampliar ainda mais as pesquisas meteorológicas, permitindo aos cientistas visualizar imagens de regiões remotas, distantes e de difícil acesso. Os satélites podem, por exemplo, fotografar as nuvens.
Atualmente, o monitoramento das condições meteorológicas é automatizado e funciona com a ajuda de uma série de máquinas, incluindo as que citamos acima e também algumas mais recentes, como computadores de alta tecnologia que juntam todas as informações coletadas para elaborar a previsão do tempo.


Conheça, no vídeo, alguns instrumentos usados em uma estação meteorológica brasileira:


Observando continuamente as condições do tempo ao longo de muitos anos, os cientistas conseguem entender melhor o comportamento do clima. Com a ajuda de fórmulas matemáticas, eles são capazes de prever como essas condições vão se comportar em um futuro próximo. “Temos um modelo capaz de prever o tempo por sete dias”, conta o meteorologista Luiz Cavalcanti, do Instituto Nacional de Meteorologia. “No primeiro dia, o índice de acerto é praticamente 100%. No sétimo dia a certeza é menor, mas ainda assim chega a 80%”.
Saber como será o tempo nos próximos dias tem muita utilidade. Os meteorologistas fornecem informações preciosas para a agricultura, para os transportes terrestres, para a navegação dos navios e dos aviões e até para alertar a população em caso de fenômenos meteorológicos muito severos. Além disso, eles são essenciais no estudo das mudanças climáticas que estão acontecendo no planeta.

Publicado por: Yasmin S., Ana Carolina e Gabriela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário