segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Plantação de Enigmas

Há mais de 30 anos agricultores do sul da Inglaterra acordam e vêem seus campos mascados com sinais gigantes. Obra de aliens?"

Os círculos em plantações começaram a virar polêmica em 1970. Mas existem evidencias que o fenômeno é anterior.

O que diz a ciência
De fato, há uma explicação simples que desmente todas as outras teorias fabulosas. Em 1991, dois amigos (Doug Bower e Dave Chorley) admitiram que eram eles que faziam os círculos. Mal intencionados, usavam cordas e madeiras para desenhar nos campos. Anos seguintes começaram a rolar concursos para eleger os melhores fazedores de circulos.

Como são feitos os circulos
1- Doug e Dave bolavam a "planta" do desenho no computador.
2- Na plantação, a dupla improvisava um compasso com corda para demarcar a área do círculo misterioso.
3- Enquanto um deles ficava fixo segurando uma corda e marcando o centro, o outro  ia girando em sua volta, mascando os limites do círculo.
4- Se o desenho fosse complexo, a dupla marcava outras posições no circulo com estacas.
5- Com o desenho demarcado por cordas, era só amassar a plantação com uma prancha de madeira. Em 15 minutos, faziam um círculo de 10 m de diâmetro!

 Teorias misteriosas
 O fato dos humanos conseguirem fazer círculos nas plantações, não desanimou aqueles que acreditam que existe "algo mais" por trás da história. O pesquisador Colin Andrew (velho conhecido dos fãs da ufologia) fez uma pesquisa sobre os círculos mágicos e concluiu que 80% deles de fato são criação humana. Mas os 20% restantes seriam complexos demais para ser feitos numa unica noite. As duas hipóteses mais defendidas pelos ufologistas:

-> Rastros de naves espaciais. Alguns ufologistas afirmam que as plantas de vários sinais tem características bem estranhas. Já teriam sido achados círculos com trechos de grama amassada, com as folhas formando  um bizarro redemoinho. Em outros casos, a vegetação apresentaria fissuras que só podiam ter sido causadas por um rápido aquecimento, como se tivessem sido levadas ao microondas. A teoria aqui é que os círculos teriam sido feitos por "turbinas" de naves de ETs.


-> Sinais de comunicação. Uma outra teoria é a que os círculos seriam sinais usados pelos ETs para se comunicar, ou ainda dizer alguma coisa aos humanos sobre nosso futuro ou nosso passado. Quem defende essa idéia aponta que os círculos teriam conexões com lugares sagrados. O condado de Wiltshire (na Inglaterra( um dos locais com maior incidência do fenômeno, é um  famoso sítio arqueológico onde se encontra também o enigmático monumento de pedras de Stonehenge.






Feito por: Gabrielle Coletti, Maria Manuela, Thaís Gerólamo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário